
-
Arquitetos: Studio D'Arkwave
- Área: 1434 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Studio D'Arkwave

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Yunnan, “Jiezi” é o nome dado ao mercado de rua tradicional, um espaço de encontro para o comércio e a vida social. No topo plano da colina de Jinfang, acontece diariamente o maior Jiezi de Anning, em Kunming, atraindo tanto moradores locais quanto pessoas da cidade. No entanto, como muitos desses mercados, ele funciona apenas meio período, ficando ocioso no restante do dia. O projeto busca ampliar a vitalidade do local para além do horário de funcionamento. Com a proposta de “Parque + Mercado”, o mesmo espaço assume diferentes papéis ao longo do tempo: um Jiezi movimentado durante as horas de comércio e, quando fechado, um parque público para uso da comunidade.



O conceito é “Parque + Mercado”: o uso temporal organiza funções distintas no mesmo espaço (mercado e parque), evitando a ocupação contínua.
- Durante o horário de mercado, as barracas são dispostas em uma malha de 3 metros, garantindo clareza e flexibilidade.
- Fora do horário de mercado, a área se transforma em parque, oferecendo lazer, caminhos de passeio e espaços para crianças.
Essa dualidade responde à localização do sítio, entre o urbano e o rural, maximizando o uso do terreno e criando um espaço cívico compartilhado.


O novo edifício funciona como uma plataforma contínua que conecta mercado e parque:
- O térreo abriga as barracas, além de escritórios e espaço expositivo.
- A cobertura se transforma em um parque em degraus e terraço para atividades comunitárias.
- Uma cobertura perfurada de aço oferece sombra e abrigo, ao mesmo tempo em que dá identidade ao lugar.
O mesmo espaço é compartilhado de maneira suave ao longo do tempo e pelas pessoas — mantido simples, utilizável e em crescimento junto com a vida cotidiana.



O térreo recebe o mercado. O segundo nível funciona como plataforma de espera e permanência breve. Ele se conecta diretamente às escadas laterais, mantendo os fluxos separados do mercado abaixo. Uma única estrutura metálica de sombreamento cobre a plataforma, o mercado e as escadas, formando um sistema contínuo. A cobertura, o pórtico e a plataforma enquadram as vistas para a paisagem distante. O telhado possui uma leve curvatura dupla, criando variações sutis no espaço. Escadas em ambos os lados do mercado ligam-se à plataforma superior. Árvores oferecem áreas sombreadas. Bancos atendem às necessidades básicas de descanso e espera. A construção é simples e de fácil manutenção.


A cobertura, as fileiras de colunas e os volumes de tijolo sob a plataforma formam uma borda de mercado aberta. A sombra é contínua. As barracas seguem uma malha de 3 metros, garantindo legibilidade e flexibilidade. Barracas fixas se alinham às móveis dos dois lados, formando uma superfície de operação contínua sob o mesmo teto. A cobertura utiliza chapas metálicas perfuradas apoiadas em uma estrutura secundária leve. As chapas são penduradas sob as terças, criando um forro contínuo. A densidade e o espaçamento dos furos controlam a entrada de luz natural, reduzindo o ofuscamento e o ganho de calor.






















